Logo contorno verde (1)

Corretor de Redação com Inteligência Artificial

A IA que analisa seus textos com grande precisão, em poucos minutos, conforme os critérios dos principais vestibulares do País.

corretor de redação com inteligência artificial
stickers
stickers

Para quem é o CRIA?

O corretor de redação com inteligência artificial foi desenvolvido para otimizar  a performance dos alunos em redação e o tempo de correção para professores.

Quais tipos de redações o CRIA corrige?

image-section 3

Funcionalidades do CRIA

Não se contente com textos medianos. Com nosso corretor de redação inteligente, você leva suas redações para o próximo nível.

Funcionalidades do CRIA

vantagens
vantagens

Vantagens para quem usa

🛈 Professores precisam estar vinculados a uma escola para contratarem um plano.

Veja uma conclusão com e sem o CRIA

Veja uma conclusão com e sem o CRIA

Conheça nosso blog

Conteúdos gratuitos para melhorar seus resultados nos principais vestibulares do País.

Apenas em 2023, 114.432 inscritos pleitearam as vagas da USP. A temida redação é considerada a etapa mais desafiadora da prova. Veja como se preparar

A estrutura do artigo de opinião conta com uma introdução, desenvolvimento e conclusão. Veja as especificidades para cada gênero textual. Ir para artigo

Embora ambos os exames exijam o gênero dissertativo argumentativo, há diferenças e semelhanças que devem ser observadas pelos candidatos. Ir para artigo

joinha

Conheça nosso blog

Conteúdos gratuitos para melhorar seus resultados
nos principais vestibulares do País.

Como é a redação da FUVEST?

O vestibular da FUVEST é um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Apenas em 2023, 114.432 inscritos pleitearam as vagas da USP. A tão temida redação é considerada a etapa mais desafiadora da prova.

Veja como se preparar

Fuvest vs. ENEM: quais são as diferenças na redação?

O que é ENEM PPL e como funciona?

Artigo de Opinião: estrutura, elementos e como fazer

Ainda ficaram dúvidas?

Separamos as perguntas mais frequentes para te ajudar.

O aluno vinculado a uma instituição conta com o suporte adicional de seu professor, além de enviar e reenviar suas redações para a IA. O professor valida o conteúdo da redação e pode intervir no processo de correção conduzido pela IA. Além disso, o aluno recebe moedas periodicamente, conforme o plano adquirido pela escola ou pelo professor. Participar de quiz ou realizar análises de outros textos também possibilita ao aluno ganhar moedas e ser avaliado pelo professor por sua participação ativa.

Por outro lado, o aluno independente pode optar pelo plano gratuito, no qual recebe as notas da IA para qualquer tema do gênero dissertativo-argumentativo. No entanto, para obter uma correção mais detalhada e corrigir redações de outros gêneros textuais, ele precisa adquirir CRIA-COINS para visualizar os pontos nos quais pode ter errado e realizar melhorias. Nesse caso, por enquanto, não é possível enviar a redação para avaliação do professor.

Não necessariamente. Nem todos os desvios presentes em sua redação afetarão sua nota. Muitas vezes, marcamos esses desvios apenas como pontos de atenção para que o aluno avalie se exagerou na quantidade de ocorrências. Por exemplo: locução verbal, voz passiva, uso de palavras não encontradas no vocabulário, repetições de preposições ou artigos. Caso você identifique que esses elementos estão empregados corretamente, não há com o que se preocupar.

Na correção detalhada, além de receber a nota, o aluno terá a oportunidade de identificar os possíveis erros por competência do ENEM. Além disso, ele receberá orientações da professora (representada por um avatar) e terá acesso a artigos relacionados a cada aspecto em que cometeu desvio. Em breve, também terá acesso a aulas sobre redação e mapas mentais.

Já na correção simples, o aluno receberá apenas a nota, seguindo o padrão do ENEM, sem a possibilidade de visualizar os erros presentes em sua redação.

O CRIA foi inicialmente treinado exclusivamente com redações do gênero ENEM, sendo essa sua área de especialização. Dessa forma, nossa IA foi alimentada com milhares de redações desse tipo, permitindo-nos fornecer avaliações com base nos padrões do ENEM.

A principal distinção entre os diferentes gêneros reside no fato de que, para as redações do ENEM, conseguimos fornecer avaliações fundamentadas em correções realizadas por professores. No entanto, para outros gêneros textuais, ainda não dispomos de avaliações. Estamos progressivamente construindo conjuntos de dados para outros tipos de texto à medida que os professores vão corrigindo redações, e em breve ofereceremos avaliações para esses gêneros também.

A parte de gamificação da plataforma vem sendo desenvolvida para atender as escolas e alunos independentes, hoje os alunos adquirem moedas das seguintes formas: 

  • Recebendo CRIACOINS de suas escolas, que as distribuem periodicamente, de acordo com o plano contratado; 
  •  Comprando moedas como aluno independente; 
  •  Indicando a plataforma para seus amigos.  
  • A parte de gamificação da plataforma vem sendo desenvolvida, e em breve os alunos também poderão adquirir moedas de outras maneiras:  
  • Respondendo a um quiz sobre redações, no qual receberão 100 moedas para cada resposta certa. Os alunos pagantes ou afiliados a escolas poderão responder uma vez por dia. Já os que utilizam a plataforma gratuitamente poderão responder uma vez por semana; 
  • Girando uma roleta, com diferentes valores, a cada vez que enviar uma redação para correção detalhada;  
  • Realizando análises de textos escritos por outros alunos. Os alunos receberão 100 moedas a cada análise, que pode ser feita diariamente por alunos pagantes e afiliados, e semanalmente por alunos que utilizam o plano gratuito. 

Desenvolvemos uma métrica para determinar a capacidade de caracteres que uma folha comporta, independentemente do dispositivo utilizado, seja celular, tablet ou computador. Esta análise foi fundamentada em mil amostras distintas de letras, todas avaliadas em redações manuscritas. Assim, mesmo utilizando um celular, o aluno pode estimar, em média, quantas linhas seu texto ocupará. Embora seja possível ajustar a caligrafia para que o texto caiba em 30 linhas, essa métrica serve como um guia para evitar excessos ou insuficiências.

O CRIA foi projetado para ser um corretor de redações baseado em Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural.

Ele utiliza modelos de Aprendizado de Máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores reais. É fornecido ao treinamento as redações e as notas atribuídas, assim os algoritmos de IA tentam encontrar um padrão entre as redações e notas fornecidas para criar um modelo com a assertividade esperada.

Nossos modelos são atualizados constantemente conforme nossas escolas, cursinhos e professores parceiros vão utilizando a plataforma. Os treinamentos explicados acima, acontecem constantemente.

Estes modelos fazem por exemplo: previsões de notas por competência; análise de contexto na introdução; previsão de defesa de tese; previsão de fuga ao tema; previsão de intervenção; uso de parônimas e homônimas etc.

No CRIA, os desvios detectados e destacados nos parágrafos são realizados utilizando o Processamento de Linguagem Natural, uma área da Inteligência Artificial para análise específica de textos. Para realizar essas análises e encontrar os desvios de escrita nos baseamos na cartilha do ENEM disponibilizada pelo INEP.

Os pesquisadores do CRIA realizaram diversos experimentos solicitando que alguns professores especialistas em redações padrão ENEM corrigissem um mesmo grupo de 50 textos. O resultado foi chocante, pois entre os dez professores que corrigiram esse mesmo conjunto de redações havia uma diferença de até 30% em relação a nota fornecida pelo outro professor.  

Na maioria dos casos as avaliações humanas diferiram entre 40, 80 e 120 pontos. Ainda assim, tivemos os seguintes casos: houve um professor que atribuiu nota 480, outro docente 600 e para esta mesma redação um terceiro professor atribuiu nota 720. 

Assim como os professores apresentaram divergências em suas interpretações, a Inteligência Artificial também terá variações, especialmente porque ela se baseia em correções humanas para aprendizado. 

Mesmo assim, estamos constantemente avaliando a precisão dos modelos do CRIA, comparando suas notas com as dos professores. Após os alunos enviarem suas redações para os professores (um processo que ocorre nas escolas parceiras do CRIA), estamos mantendo uma precisão em relação aos especialistas de 90%. 

A implementação da gamificação no CRIA está em constante evolução, visando ampliar o conhecimento dos alunos sobre a estrutura de uma redação. Os estudantes podem: 

  • Acumular mais moedas ao indicar o CRIA para seus amigos (Seu código de Indicação está disponível na seção de Meus Dados). 
  • Logo, irão ter a oportunidade de participar de um quiz sobre redações, com o intuito de aprimorar seus conhecimentos sobre cada parte de uma redação (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão). 

Regras: 

Alunos pagantes ou afiliados a escolas podem realizar a análise/quiz uma vez por dia, recebendo 100 moedas por resposta correta. Os alunos que utilizam o plano gratuito poderão participar uma vez por semana. 

  • Além disso, num curto prazo, ao enviar uma redação para correção detalhada, terão a chance de girar a roleta para receber diferentes valores de CRIACOINS. 
  • Em breve os alunos poderão realizar análises de textos que não foram escritos por ele (Introdução, Argumentação ou Conclusão), recebendo 100 moedas por cada análise. Isso se alinha à pirâmide do conhecimento de William Glasser, que sugere que ao interpretar, revisar e reescrever um texto, o aprendizado é consolidado em cerca de 80%. Essas análises críticas de outros textos contribuem para o preparo dos alunos para o ENEM, podendo também ser consideradas pelo professor como parte da avaliação de assiduidade. 
  • Futuramente, planejamos premiar o desempenho na criação de textos, em especial a evolução de escrita, com a obtenção de notas mais altas, incentivando assim o aprimoramento da escrita dos alunos. 

Todos os temas de redação incluem um texto motivador, que o CRIA utiliza não apenas para definir o tema, mas também para avaliar se o aluno compreendeu e se enquadra na proposta. Além disso, verifica se as palavras utilizadas estão adequadas ao contexto. Portanto, a adoção de temas livres dificulta essa verificação, já que não teriam o texto motivador para facilitar a leitura da IA.

Sendo assim, você pode sugerir um novo tema, desde que seja relevante, e caso ainda não esteja presente na plataforma, iremos adicioná-lo.

Em especial, você poderá usufruir da correção detalhada da redação. Nessa correção, não apenas receberá a nota, mas também uma análise por competência do ENEM, onde todos os erros serão apontados como se fosse feito por um professor. 

Para cada erro cometido, você terá um professor no formato de AVATAR para explicar por que aquele desvio é inadequado. Agora, se você prefere leitura, será direcionado para um artigo que explica o motivo do apontamento em sua redação. Além disso, receberá um resumo em PDF que destaca todos os problemas e acertos de uma forma geral. 

Você também terá acesso a mais vantagens da gamificação que em breve será implementada. 

Por enquanto não temos limites, nem no plano gratuito ou no pago.

Quando for escrever uma redação, na escolha do tema, tem um botão com uma lâmpada, no qual poderá sugerir um tema que ainda não está na plataforma.

Sendo assim, desde que o tema seja relevante, e caso ainda não esteja presente na plataforma, iremos adicioná-lo.

Nossa página de CONTATO está localizada na Home Page do CRIA e também pode ser acessada a partir da aba SOBRE dentro da plataforma.

Além disso, oferecemos a opção de reportar um erro através de um ícone presente em todas as páginas do sistema do CRIA, identificado por um símbolo de exclamação laranja. Os relatórios de erros são respondidos por e-mail ou telefone, conforme preferência do usuário.

Quando o aluno opta por utilizar mil moedas para a correção detalhada de uma redação no gênero dissertativo-argumentativo, ou quinhentas moedas para outros gêneros textuais, nossa inteligência artificial realizará uma análise minuciosa de cada parágrafo. Essa análise inclui o uso de técnicas de Processamento de Linguagem Natural para identificar repetições de palavras, uso inadequado de gírias, nomes próprios, ortografia, entre outros aspectos. Todos os possíveis desvios serão destacados no texto, sendo separados por competência do ENEM no caso do gênero dissertativo-argumentativo, ou em quatro categorias para outros gêneros textuais.

smile

7 dias de garantia

Ainda está em dúvida? Entre em contato conosco